Artigos Notícias

Artigo: Dia Mundial da Arquitetura: os desafios dos profissionais na atualidade

Compartilhe:

Neste 1° de outubro, celebramos o Dia Mundial da Arquitetura, uma iniciativa da União Internacional dos Arquitetos – UIA. Estabelecida inicialmente em julho, a data foi transferida para a primeira segunda-feira de outubro quando se comemora também o Dia Mundial do Habitat.

Data que nos faz refletir sobre a importância da Arquitetura para a formação individual e coletiva da sociedade, bem como os tantos desafios que surgiram ao longo dos anos. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o Brasil possui mais de 208 milhões de habitantes e a parte majoritária dessa população é urbana, o que desencadeou problemas ambientais e desigualdade social.

Neste sentido, é evidente o crescimento da atuação e do papel social do arquiteto nos projetos alinhados às diferentes realidades, principalmente quando é preciso lidar com mínimas condições de saneamento básico, alto índice de pessoas que constroem sem o auxílio de um profissional, entre outros aspectos. A Lei 11.888, que garante assistência técnica para famílias de baixa renda, representa um grande avanço, mas a busca por efetivar esse direito é também o nosso maior desafio.

O desenvolvimento de projetos inovadores que contemplem as demandas ambientais é outra grande preocupação para nós, arquitetos e urbanistas. Neste sentido, a Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Osasco tem desenvolvido um intenso trabalho de capacitação, sendo que sustentabilidade é um dos temas presentes em palestras e cursos promovidos para os profissionais da nossa cidade.

É evidente que a arquitetura interfere diretamente no bem-estar das pessoas e para além dos desafios, quero ressaltar e homenagear, neste 1° de outubro, todos os arquitetos e urbanistas, parceiros e ao público ao qual nosso trabalho é destinado.

Temos um longo caminho a percorrer, mas a participação e o esforço de nós, arquitetos e urbanistas, das instituições e do poder público é uma ferramenta indispensável para oferecer melhores condições de moradia e trabalho de maneira legal, sustentável, segura e acessível a todos.

Arquiteto e Urbanista Daniel Calió Sanches,

1° Secretário da Associação dos Engenheiros e arquitetos de Osasco – AEAO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *