Artigos

NOTA DA ASSOCIAÇÃO DOS ENGENHEIROS E ARQUITETOS DE OSASCO

Compartilhe:

A Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Osasco (AEAO) lamenta o ocorrido na última quarta-feira, 21/3, quando uma casa desabou, no Jardim Novo Osasco, e presta solidariedade às famílias efatadas pela tragédia. Com este triste episódio, não há como deixar de refletir, neste momento, sobre a importância da participação de profissionais tecnicamente habilitados na elaboração de projetos e acompanhamento de obras e reforma de imóveis de todos os tipos e tamanhos na cidade.

Projetos desenvolvidos e calculados por engenheiros e arquitetos evitam problemas futuros, que podem comprometer não apenas a estrutura de uma edificação, mas a vida de uma família e todo seu entorno. Felizmente, neste caso, não houve vítimas, pois a Defesa Civil de Osasco já estava no local e evacuou a área para evitar uma tragédia ainda maior.

Muitas obras residenciais no Brasil são executadas sem a contratação de um engenheiro ou um arquiteto, que se responsabiliza pela construção e mantém registros na sua Caderneta de Obras, documento indispensável para garantir a correta fiscalização de qualquer projeto. Fundamental também que sejam atestadas mediante Laudo Técnico, elaborado e assinado por profissional habilitado, inscrito no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (CREA-SP), no Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU), e, no caso de Osasco, registrado na Prefeitura do Município.

Se não houver o acompanhamento desse profissional, ampliar uma cozinha, derrubar uma parede, acrescentar pavimentos, aumentar a carga numa varanda ou qualquer que seja a atividade desenvolvida em uma obra, pode implicar problemas estruturais graves, além de dores de cabeça com as autoridades fiscalizadoras.

Esperamos que esse episódio, para além da necessária acolhida a essas famílias, que merecem toda nossa solidariedade, traga também a retomada urgente dessa discussão essencial, incentivando outros munícipes a buscarem junto aos profissionais de engenharia e arquitetura o importante respaldo para obras de qualquer natureza.

Leandro Azeredo Fogaça

PRESIDENTE – AEAO OSASCO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *