Gerais Notícias

Com inscrições suspensas, 77ª Soea poderá ser adiada para novembro

Compartilhe:

A preocupação do Sistema Confea/Crea e Mútua com a pandemia do novo coronavírus levou a Comissão Organizadora Nacional da Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Con77Soea) a sugerir, no último dia 6, quarta-feira, o adiamento da 77ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia, incialmente marcada para 2 a 5 de agosto, e agora prevista para o período de 23 a 26 de novembro, em Goiânia, conforme proposta a ser encaminhada à Comissão de Articulação Institucional do Sistema (Cais) e ao plenário do Confea. Durante a sessão plenária realizada no dia 30/4, havia sido definida a suspensão temporária das inscrições e das demais regras gerais relativas ao evento.

Sob a presidência do engenheiro civil Osmar Barros Jr., presidente em exercício do Confea, a terceira reunião ordinária da Con77Soea foi realizada por meio de teleconferência.  Participaram também: presidente do Crea-GO, eng agr.  Francisco Almeida; presidente em exercício do Crea-TO, eng. amb. Benjamim Frederico Anders;  coordenador da Comissão de Articulação Institucional do Sistema (Cais), eng. civ.  João Carlos Pimenta; conselheiro Federal e coordenador da Comissão do Mérito, eng. mec. Carlos de Laet Simões Oliveira; representante do Cden eng. civ. Francisco José Teixeira Coelho Ladaga; coordenador nacional representante das Coordenadorias de Câmaras Especializadas dos Creas, eng. eletric. Luiz Antônio Latrônico; representante do Contecc, conselheiro federal eng. eletric. Jorge Luiz Bitencourt da Rocha; superintendente substituto de Estratégia e Gestão, Felipe Pasqualini; assistente da CON77SOEA, Marcos Magalhães; presidente interino da Mútua, Cláudio Calheiros; gerente de comunicação da Mútua, Margareth Vicente; secretária executiva da Soea no Crea-GO, Abadilene Marques, e representante da Gerência de Tecnologia da Informação do Confea, Fernando Henriques.

“Acredito que tenha sido uma decisão correta, onde procuramos manter o otimismo para a realização do evento mais tradicional da Engenharia e da Agronomia brasileiras”, declarou o presidente em exercício do Confea e coordenador da Con77Soea. Segundo ele, com a decisão, será possível estabelecer parâmetros mais consistentes para confirmar o novo calendário do evento. “Temos esse prazo por questões contratuais, e acreditamos que até lá já tenhamos um panorama mais definido deste cenário para que possamos confirmar a realização do evento em novembro”, disse Osmar Barros Jr.

Soea da Nova Era da Engenharia

Segundo o presidente do Crea-GO, eng. agr. Francisco Almeida, a nova data foi definida após a confirmação de sua viabilidade, junto ao Centro de Convenções. “Por meio dessa definição prévia, podemos projetar as demais licitações, já que este ano vamos fazer de seis a 12 licitações separadamente para que o processo se torne mais barato. Mas, antes, precisaremos confirmar a viabilidade destas datas para realizarmos a primeira Soea de uma nova era para a Engenharia. Por enquanto essa definição não depende de nós mais, mas estamos certos de que, caso seja possível, teremos condições de realizar a melhor Soea da história. Continuamos trabalhando para isso”.

O coordenador-adjunto da Con77Soea refere-se à preocupação da Engenharia e da Agronomia com as atitudes que deverão ser tomadas, não só durante a Soea, mas no próprio exercício profissional. “Todos estão envolvidos em adaptar suas atividades a essa nova era para a Engenharia e a Agronomia. Vamos também ajustar a nossa programação para debater diversos temas relativos à nossa atuação, inclusive no combate ao coronavírus, mas também o impacto da Covid-19 nas profissões do Sistema”.

Além da alteração da programação, Francisco Almeida acrescenta que a Soea de Goiânia deverá ser reestruturada para atender às orientações sanitárias implementadas nos diversos estados e municípios. “Vamos ter higienização, desinfecção. Esse será certamente um dos principais aspectos dessa nova era”. Paralelamente, a 77ª Soea também será marcada “pela inovação, pela tecnologia, pela técnica e pela cultura”, como garante o presidente do Crea-GO.
Fonte: Confea

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *