Notícias Notícias da AEAO

Fenaro discute hoje acessibilidade na edificações

Compartilhe:

O quinto dia de palestras da Fenaro – Feira de Engenharia e Arquitetura de Osasco, primeiro evento do gênero promovido em Osasco pela Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Osasco (AEAO), traz à tona a atualíssima discussão sobre acessibilidade nas edificações. A palestra do Arquiteto e Urbanista José Antonio Lanchotti vai abordar a importância da preocupação com a acessibilidade no desenvolvimento de projetos, os aspectos legais regulamentados pela NBR– 9050, Leis 10.048 e 10.098, além do Decreto. 5.296/04, e as responsabilidade dos profissionais da área tecnológica no tratamento do tema.

Ontem, 28, no auditório da Faculdade Fito, duas palestras conquistaram a atenção de um grande público formado de profissionais, professores e estudantes de engenharia. Na primeira exposição, com o tema “Segurança do Trabalho e Responsabilidade dos Profissionais”, o Engenheiro Eletricista Nizio José Cabral, Presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de São Vicente, formado também em Direito e Administração de empresas, Nizio Cabral é especialista em segurança do trabalho. “Alguns chegam a qualificá-la como uma ciência. Mas a Segurança no Trabalho é o conjunto de medidas técnicas e administrativas que formam um sistema destinado a eliminar ou reduzir os riscos inerentes a uma atividade laboral”, disse. Ressaltando que o assunto está intimamente ligado à questão das responsabilidades profissionais, o palestrante apresentou um histórico da evolução do tema no Brasil e fez uma ampla exposição sobre os tipos de acidentes, destacando a necessidade dos profissionais buscarem formas de minimizar riscos nos ambientes de trabalho.

Na segunda palestra da noite, o Engenheiro Civil Carlos Roberto Santos Polacco, calculista de Furnas e capitão amador falou sobre o tema “Navegação Oceânica em Barco a Vela”, onde relatou sua experiência em três travessias do Oceano Atlântico – uma delas enfrentando um furacão – num veleiro. Ele destacou a importância da formação tecnológica para a conclusão da tarefa e traçou paralelos com a atuação profissional. “A gente descobre que existe uma diferença muito grande entre o tocador de obras e o comandante de um empreendimento, tal qual a do tocador de barco e o comandante da embarcação”, disse.

Na continuação das atividades da Fenaro, que comemora os 32 anos de criação da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Osasco, amanhã, dia 30, às 14h, será realizada na Uniban a Reunião da Câmara Especializada de Arquitetura do CREA-SP. A seguir, novamente na FITO, será realizada a palestra sobre a “Norma Regulamentadora nº 10”, pelos engenheiros João Batista Ferroni de Oliva e Januário Gorga, às 18h30. A última palestra da Fenaro será na sexta-feira, dia 31. Já a exposição de trabalhos no Osasco Plaza Shopping está aberta à visitação até dia 2 de setembro (dia do encerramento da Fenaro), das 10h às 21h.

SERVIÇO:

FEIRA DE ENGENHARIA E ARQUITETURA DE OSASCO
Mostra no Osasco Plaza Shopping – de 23 a 2 de setembro, das 10 às 21 horas, na Praça de Eventos.

Dia: 29/08 – Palestra – “Acessibilidade nas Edificações: NBR – 9050, Lei 10.048 e 10.098 e Dec. 5.296/04 e Responsabilidade dos Profissionais”, pelo Arqº. e Urb. José Antonio Lanchotti
Local: Uniban – Horário: 18h30

Dia: 30/08 – Palestra – “NR 10”, pelos engenheiros João Batista Ferroni de Oliva e Januário Gorga
Local: FAC-FITO – Horário: 18h30

Dia: 31/08 – Palestra – “Recursos Hídricos e Reuso de Água”, pelo engenheiro Plínio Thomaz
Local: FAC-FITO – Horário: 18h30

Dia: 31/08 – Palestra – “Drenagem Urbana e Áreas de Risco”, pelo Arquiteto e Urbanista Delcides Regatieri.
Local: FAC-FITO – Horário: 20h30

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *