Notícias Notícias da AEAO

Palestra e coquetel abrem II FENARO

Compartilhe:

Aguardado pelos profissionais da arquitetura e engenharia, o II FENARO teve início em grande estilo. Durante a tarde do dia 21, profissionais e alunos da área tiveram a oportunidade de participar de palestra ministrada pelo Geólogo Nivaldo José Bósio, e pelo Arquiteto e Urbanista Emílio Carlos Pelegrini Martim, do CREA-SP.

O engenheiro civil e presidente da AEAO (Associação dos Engenheiros e Aquitetos de Osasco) Egydio Angerami Filho, deu as boas vindas aos participantes e falou da importância do evento para o setor. “Esta é uma grande oportunidade para os profissionais que já exercem a atividade e também para os estudantes que vislumbram uma carreira segura e de sucesso”, salientou.

O tema central da palestra foi a responsabilidade no exercício profissional e o código de ética e de Defesa do Consumidor, informações essenciais para o bom desempenho da profissão, conforme pontuou Bósio em sua fala, logo no início de sua explanação.

Bósio também frisou a importância do CREA-SP (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de São Paulo), com sua atuação fiscal, e do CONFEA (Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia), com foco na regulamentação da atividade.

O geólogo ressaltou que o CREA tem a responsabilidade de defender não o profissional, mas sim a sociedade. “A função do CREA é fiscalizar para garantir segurança à sociedade e não aos profissionais”. Com base nesse princípio, Bósio também esclareceu que somente profissionais registrados no Conselho podem exercer a profissão de forma legal e segura.

Participantes puderam esclarecer dúvidas e estreitar o contato com as duas entidades.

 

A exposição

No início da noite, um coquetel marcou a abertura da exposição dos trabalhos de engenheiros e arquitetos da cidade, no Osasco Plaza Shopping.

O evento contou com a presença do presidente da AEAO, Egydio Angerami Filho, do Geólogo Nivaldo José Bósio, do Arquiteto e Urbanista Emílio Carlos Pelegrini Martim, diretores do CREA-SP, de Pietro Mignozzeti, ex-presidente da AEAO, do deputado estadual Marcos Martins, entre outras autoridades, além de arquitetos, engenheiros, estudantes e a população em geral.

Egydio agradeceu a presença de todos, em especial aos profissionais que se empenharam para que a exposição acontecesse, sobretudo pelo constante apoio às atividades promovidas pela AEAO.

Bósio cumprimentou Egydio pelo FENARO e reforçou a importância da legalidade na profissão, como questão fundamental de segurança para a sociedade.

O ex-presidente da AEAO, Pietro, destacou a importância do envolvimento dos profissionais no movimento pela coleta de 1,5 milhão de assinaturas em favor da PEC-285 (Proposta de Emenda à Constituição), que destina parte da arrecadação anual a investimentos na habitação. “Isto para que a habitação seja, de fato, uma política de estado. Lembrando que para cada real investido em saneamento e habitação, economiza-se 5% na saúde”, ressaltou.

O deputado estadual Marcos Martins lembrou a lei 1888, do deputado federal Zezéu Ribeiro (PT), que garante assistência de arquitetos e engenheiros a projetos e execuções de obras sociais para população de baixa renda, que serviu de pano de fundo para seu projeto de lei de igual teor para o estado de São Paulo. “Meu projeto de lei para o Estado vai de encontro ao Programa Minha Casa, Minha Vida, do governo federal, com possibilidade de incentivar e regularizar as construções e reformas. Queremos que o Estado de São Paulo estenda essa conscientização e os engenheiros e arquitetos tem sido nossos parceiros nessa empreitada”, declarou.

Na sequência, os convidados participaram do coquetel e puderam apreciar e prestigiar os trabalhos dos expositores e ainda trocarem informações sobre o setor e o mercado na região.

 

FENARO 2009

O II FENARO (Fórum de Engenharia e Arquitetura de Osasco) é promovido pela AEAO (Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Osasco), com apoio do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura de São Paulo (CREA-SP).

Durante a semana FENARO, visitantes do Osasco Plaza Shopping poderão conferir a exposição de trabalhos de profissionais e empresas de engenharia e arquitetura da região. A exposição, que ocupa a Praça de Eventos do shopping, é gratuita.

Paralelamente os profissionais da área, empresas e estudantes podem conferir palestras de alto nível técnico realizadas no Auditório da Universidade Bandeirante (UNIBAN).

 

Veja a programação dos próximos dias do II FENARO. Clique aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *