Notícias Notícias da AEAO

Terceiro dia da Fenaro é dedicado a avaliações e perícias

Compartilhe:

O terceiro dia de palestras da Fenaro – Feira de Engenharia e Arquitetura de Osasco, realizado ontem, 27, na Fito, foi dedicado a dois assuntos de extrema importância para os profissionais da área: avaliações e perícias na área de engenharia.
As duas palestras foram feitas por profissionais do IBAPE – Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia de São Paulo e fazem parte dos cursos oferecidos pela instituição aos profissionais.
Na primeira palestra do dia, o Engenheiro Antonio Sergio Liporoni falou sobre Laudo Técnico de Vistoria e Responsabilidade dos Profissionais. Em sua palestra, Liporoni deu dicas para profissionais e futuros profissionais presentes sobre a correta confecção de laudos técnicos, de acordo com as normas da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, e falou sobre a importância do trabalho dos peritos no âmbito da Justiça. Uma preocupação importante, segundo ele, é utilizar uma argumentação puramente técnica, evitando conflitos profissionais e questões relacionadas ao Código de Ética, ressaltou o engenheiro.
A segunda palestra do dia foi a do Engenheiro Tito Livio Ferreira Gomide, que discorreu sobre Inspeção Predial em Edificações e Periodicidade e Responsabilidade dos Profissionais. Livio explicou que “a figura do inspetor técnico no exterior é mais bem mais comum do que no Brasil”. O inspetor é o responsável pela inspeção de diversos tipos de edificações, e seu trabalho garante o bom funcionamento dos edifícios e uma manutenção periódica adequada, de forma a garantir padrões de segurança.
As palestras de hoje, 28, da Fenaro são: “Segurança do Trabalho e Responsabilidade dos Profissionais”, pelo Engº Nizio José Cabral, às 18h30 e “Navegação Oceânica em Barco a Vela”, pelo Engº. Carlos Roberto Santos Polacco, às 20h30. Ambas acontecem na FAC- Fito.
E, no próximo dia 30, às 14h, será realizada na Uniban a Reunião da Câmara Especializada de Arquitetura do CREA-SP.
A última palestra da Fenaro será na sexta-feira, dia 31. Já a exposição de trabalhos no Osasco Plaza Shopping está aberta à visitação até dia 2 de setembro (dia do encerramento da Fenaro), das 10h às 21h.

SERVIÇO:
Próximas palestras Fenaro
– “Segurança do Trabalho e Responsabilidade dos Profissionais”, pelo Engº Nizio José Cabral
Dia: 28/08
Local: FAC-FITO
Horário: 18h30

– “Navegação Oceânica em Barco a Vela”, pelo Engº. Carlos Roberto Santos Polacco
Dia: 28/08
Local: FAC-FITO
Horário: 20h30

– “Acessibilidade nas Edificações: NBR – 9050, Lei 10.048 e 10.098 e Dec. 5.296/04 e Responsabilidade dos Profissionais”, pelo Arqº. e Urb. José Antonio Lanchotti
Dia: 29/08
Local: Uniban
Horário: 18h30

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *