Newsletter Notícias Notícias da AEAO Slide

AEAO conclui curso sobre Sistemas Elétricos Prediais

Compartilhe:

Aconteceu ontem, na sede da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Osasco (AEAO), um evento de dois dias dedicado ao tema crucial para o setor da construção civil: “Sistemas Elétricos Prediais – Princípios Básicos para Engenheiros Civis e Arquitetos”. O curso, realizado nos dias 27 e 28 de setembro de 2023, das 18:30 às 22:30, totalizou uma carga horária de 8 horas e teve como investimento a doação de um pacote de fralda geriátrica.

O evento foi inaugurado com excelência por uma palestra institucional do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo (CREA-SP).

Um dos destaques do evento foi o renomado Professor Eng. Roberto de Carvalho Júnior, um profissional com ampla bagagem. Engenheiro civil, licenciado em Matemática com habilitação em Física e Desenho Geométrico, mestre em Arquitetura e Urbanismo, e pós-graduado em Didática do Ensino Superior, o Prof. Roberto acumula vasta experiência como projetista de instalações prediais desde 1982.

Além de sua atuação prática, ele tem contribuído ativamente para a área acadêmica desde 1994, ministrando aulas em faculdades de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil. Sua autoria em diversos livros de referência, como “Instalações Hidráulicas e o Projeto de Arquitetura” e “Instalações Elétricas e o Projeto de Arquitetura”, publicados pela editora Blucher, também o tornou uma figura respeitada no campo.

A programação detalhada do curso abordou uma ampla gama de tópicos essenciais para engenheiros civis e arquitetos, visando capacitar os participantes na compreensão e no projeto de sistemas elétricos prediais de forma eficaz. Alguns dos tópicos incluíram interfaces das instalações elétricas com o projeto arquitetônico, fornecimento de energia elétrica, equipamentos de utilização de energia elétrica, potência elétrica, quadros de distribuição de circuitos, dispositivos de proteção, aterramento do sistema, dispositivos de manobra, e noções básicas de sistemas de condicionamento de ar.

Esse evento proporcionou uma oportunidade valiosa para os profissionais da construção civil aprimorarem seus conhecimentos e se manterem atualizados sobre os princípios fundamentais dos sistemas elétricos prediais, contribuindo para a qualidade e segurança dos projetos na área.