Por Corina Ribeiro (Socióloga e Assessora da Secretaria de Meio Ambiente de Osasco) O Projeto “Biodiesel Osasco”, iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente visa reutilizar as sobras de óleo de cozinha usado transformando-as em combustível mais limpo – o biodiesel. Segundo a revista Bioenergia de nov/08, “Comparado ao diesel de petróleo, ele pode reduzir em até 78% as emissões de CO2. No Brasil, a utilização do B3 representa cerca de 3 milhões de toneladas a menos de gases poluentes na atmosfera”. Lançado em 19 de março de 2008, o projeto está sendo divulgado nas escolas públicas e particulares, empresas privadas e entidades em geral, através de palestras de sensibilização realizadas pela equipe da Secretaria, demonstrando a importância de se reaproveitar os resíduos e destiná-los de forma correta, além de contribuir para a geração de trabalho e renda. Graças a esse trabalho, a comunidade está aderindo ao projeto e manifestando forte comprometimento. O resultado disso é que hoje 319 organizações já aderiram à idéia e estão armazenando óleo em galões, cumprindo dessa forma o objetivo do projeto. O volume de óleo coletado até março/09 é de 18.485 litros. A expectativa da Secretaria é de que esses números cresçam a cada dia haja vista a adesão da população. Mais informações sobre o projeto, no site www.osasco.sp.gov.br/bio, no telefone 3652-9109, ou enviar e-mail para: [email protected]
Itens Relacionados
Crea-SP abre pré inscrições para o curso Empreendedorismo e inovação tecnológica nas Engenharias
O Crea-Sp em parceria com a Univesp e a Unesp abre pré-inscrições para o curso de pós-graduação em Empreendedorismo e inovação tecnológica nas Engenharias para uma segunda turma.
AEAO tem nova diretoria
A nova diretoria da AEAO assumiu em janeiro o desafio de conduzir nossa entidade pelos próximos 3 anos. A mudança do período de gestão, decidida pelos associados em abril de 2008, visa compatibilizar o tempo de mandato com o período de mandato das demais entidades do sistema CREA/CONFEA.