Notícias Notícias da AEAO

Profissionais discutem segurança em instalações elétricas no sexto dia de Fenaro

Compartilhe:

Nesta quinta-feira, 30, acontece o sexto dia de palestras da Fenaro – Feira de Engenharia e Arquitetura de Osasco. A feira é promovida pela Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Osasco (AEAO), em comemoração ao aniversário de 32 anos de fundação da entidade.

Desta vez no prédio da Faculdade FITO, no Jardim das Flores, os engenheiros João Batista Ferroni de Oliva e Januário Gorga vão abordar a importância da Norma Regulamentadora nº 10 (NR10), que diz respeito à segurança nos serviços e instalações de eletricidade.

Ontem, 29, na UNIBAN, um auditório lotado acompanhou com interesse a palestra “Acessibilidade ao meio físico – compromisso profissional e obrigatoriedade da legislação”, proferida pelo Arquiteto e Urbanista José Antonio Lanchotti. Ex-coordenador do Grupo de Trabalho em Acessibilidade do CREA (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura de São Paulo) e um dos profissionais que contribuiu para a criação da legislação sobre acessibilidade no Brasil, ele conceituou acessibilidade nas edificações como “a garantia de mobilidade a todos”, o que, ressaltou, significa “aceitar a maioria das pessoas na maior parte do tempo”.

Apresentando informações e estudos que quantificam a população de pessoas com deficiência no país e mostrando exemplos da aplicação da acessibilidade no dia-a-dia, Lanchotti destacou a necessidade de uma atenção maior dos profissionais ao tema. “Não se pode ignorar esse público, tanto do ponto de vista profissional e ético, quanto por uma preocupação de mercado”.

A palestra de Lanchotti contou também com a participação do atual coordenador do GT de Acessibilidade do CREA, o arquiteto Ailton Pessoa de Siqueira.

Pela primeira vez, Câmara Técnica do CREA em Osasco

Na continuação das atividades da Fenaro, hoje, logo mais às 14 horas, Osasco recebe pela primeira vez uma reunião da Câmara Especializada de Arquitetura do CREA-SP, que reúne-se regularmente para deliberar sobre pautas relativas ao exercício profissional, processos e questões éticas. A reunião será realizada nas dependências da UNIBAN.

Amanhã, 31, no último dia de palestras da Fenaro, o engenheiro Plínio Thomaz vai abordar o tema “Recursos Hídricos e Reuso de Água”, seguido da palestra “Drenagem Urbana e Áreas de Risco”, pelo Arquiteto e Urbanista Delcides Regatieri. Ambas as exposições vão acontecer na FAC-FITO. A exposição de trabalhos dos profissionais no Osasco Plaza Shopping estará aberta à visitação até dia 2 de setembro, das 10h às 21h.

SERVIÇO:

FEIRA DE ENGENHARIA E ARQUITETURA DE OSASCO
Mostra no Osasco Plaza Shopping – de 23 a 2 de setembro, das 10 às 21 horas, na Praça de Eventos.

Dia: 30/08 – Palestra – “NR 10”, pelos engenheiros João Batista Ferroni de Oliva e Januário Gorga
Local: FAC-FITO – Horário: 18h30

Dia: 31/08 – Palestra – “Recursos Hídricos e Reuso de Água”, pelo engenheiro Plínio Thomaz
Local: FAC-FITO – Horário: 18h30

Dia: 31/08 – Palestra – “Drenagem Urbana e Áreas de Risco”, pelo Arquiteto e Urbanista Delcides Regatieri.
Local: FAC-FITO – Horário: 20h30

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *