Gerais Notícias

Técnicos Industriais serão desvinculados do Sistema Confea/Crea em 21 de setembro

Compartilhe:

A partir de 21 de setembro, os técnicos industriais estarão desligados do Sistema Confea/Crea. Assim como estabelece a Lei 13.639/2018, o Crea fica impedido de emitir quaisquer documentos para profissionais desta categoria.

A Lei 13.639/2018, aprovada em março, criou o Conselho Federal dos Técnicos Industriais, órgão que passa a regulamentar e fiscalizar o exercício profissional de todos os técnicos industriais.

Em nota, o presidente do Crea-SP, Vinicius Marchese Marinelli, lamentou o desligamento dos profissionais da categoria. “Continuamos acreditando que a área tecnológica unida ganha mais força e que essa convivência entre diferentes modalidades sempre enriqueceu os nossos debates em nível estadual e federal, razão pela qual lamentamos a desvinculação dos técnicos industriais e desejamos que, em breve, as consequências dessa mudança revelem-se favoráveis aos mesmos e à sociedade, pois é para isso que existe o nosso sistema profissional”.

Confira a nota na íntegra, no Portal do Crea-SP.

Perguntas frequentes

  1. O profissional técnico será transferido automaticamente para o novo Conselho?

Será transmitida ao Conselho Federal dos Técnicos Industriais uma relação dos profissionais de nível técnico registrados no Crea-SP. Os trâmites para regularização do novo registro são de responsabilidade do Conselho Federal dos Técnicos Industriais.

  1. O que acontece com a anuidade paga este ano?

A anuidade paga pelos profissionais de nível técnico em 2018 será repassada proporcionalmente ao Conselho Federal dos Técnicos Industriais, de acordo com o que determina a Lei nº 13.639/2018 e seguindo os procedimentos estabelecidos pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia – Confea.

  1. Quais modalidades de técnico vão para o novo Conselho e quais permanecem no Crea-SP?

Técnicos Industriais terão seu registro desativado em 21/09/2018 e seus dados cadastrais serão encaminhados para o Conselho Federal dos Técnicos Industriais.

Técnicos agrícolas permanecem no Crea-SP até definição de sua situação junto ao novo Conselho.

Técnicos de Segurança do Trabalho permanecem no Crea-SP.


Com Informações do Crea-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *