Newsletter Notícias Notícias da AEAO Slide

A importância da segurança do trabalho: da Grécia Antiga à atualidade foi o tema do texto da AEAO em parceria com CREA-SP publicado no Portal Visão Oeste

Compartilhe:

Abril é o mês da Segurança do Trabalho, e para destacar a importância desse Abril Verde, a Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Osasco – AEAO, em parceria com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo – CREA-SP, recuperou a trajetória e os importantes avanços sobre esse tema em uma matéria publicada no Portal Visão Oeste na última quinta-feira, 13.
No texto, o engenheiro da segurança do trabalho Adriano Souza Ferreira, que é um associado AEAO, abordou a segurança do trabalho desde a Grécia Antiga, onde filósofos como Aristóteles e Platão já estudavam as doenças e lesões que afetavam os trabalhadores até os dias de hoje e como a Revolução Industrial tornou o trabalho cada vez mais intenso e perigoso, levando à criação de leis trabalhistas e normas de segurança do trabalho em todo o mundo.

Outro ponto importante desta matéria foi o destaque das regulamentações pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) no Brasil, e as Normas Regulamentadoras (NRs), que visam garantir um ambiente de trabalho organizado e saudável para os trabalhadores. Entre as atividades exercidas pelos engenheiros de segurança do trabalho, destacam-se a realização de estudos no ambiente de trabalho para identificar e controlar os riscos, a implantação de técnicas de gerenciamento de riscos, a proposição de normas e políticas de segurança do trabalho, e a orientação dos trabalhos.

A segurança do trabalho não apenas visa a proteção dos trabalhadores, mas também traz benefícios terapêuticos para a empresa, como a diminuição do absenteísmo e o aumento da satisfação dos trabalhadores. Além disso, a implementação de medidas de segurança no ambiente de trabalho pode melhorar a imagem da empresa perante a sociedade, mostrando que ela se preocupa com o bem-estar de seus colaboradores e com a responsabilidade social. No entanto, muitas empresas ainda não investem o suficiente em segurança do trabalho, o que pode levar a acidentes e doenças ocupacionais.
Confira essa matéria completa aqui -> https://www.visaooeste.com.br/a-importancia-da-seguranca-do-trabalho-da-grecia-antiga-a-atualidade/