CREA Slide

COMO O CREA-SP APOIA O FUTURO PROFISSIONAL?

Compartilhe:

Um bom profissional deve estar sempre atualizado não só sobre a sua área, mas principalmente sobre outros temas correlatos. Para desenvolver mecanismos que promovam o aperfeiçoamento profissional, capacitação, formação e aprimoramento as Entidades de classe (associações) tem como papel principal realizar Cursos, Palestras, atividades sociais e de Integração, por meio de diversas parcerias inclusive com o Sistema CONFEA/CREA/MÚTUA, seja por meio de chamamentos públicos, divulga mútua ou por Empresas (fornecedores).

 

As atividades são realizadas de diversas formas, podendo ser de forma presencial, híbrida ou on-line, onde se é possível atingir o maior número de profissionais, estudantes e/ou sociedade civil. Também organizam visitas a feiras, eventos sempre visando soluções da área tecnológica com o desenvolvimento municipal, regional e nacional, entre outros. Além das entidades de classe, por meio do Crea Capacita e o CREALAB o Conselho oferece diversas opções para o aperfeiçoamento profissional.

 

O Crea Capacita é um programa do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo (Crea-SP) que visa contribuir com a atualização e formação da área tecnológica. Em parceria com renomadas instituições, o Crea Capacita oferece diversas opções, desde palestras, workshops, cursos de curta duração à pós-graduação, gratuitos ou a preços acessíveis, voltados para profissionais registrados e colaboradores do Conselho, estudantes e qualquer pessoa que se identifique com os temas. A iniciativa vai ao encontro das necessidades do mercado, que busca profissionais cada vez mais completos e alinhados às últimas inovações e tendências. Todos os cursos do CREA Capacita contam com certificados do Crea-SP, o maior conselho profissional da América Latina.

 

Além disso é possível destacar também o CREALAB que é uma plataforma criada para alavancar a inovação e a transformação digital dentro do Crea-SP, conectando pessoas, organizações e startups. Com a missão de resolver desafios estratégicos de forma ágil e inovadora, foi criado em um contexto de transformação do Crea-SP como uma estratégia de aproximar o Conselho de seus colaboradores, profissionais (engenheiros, agrônomos e geólogos) e sociedade.

Isso sem contar que traz  projetos com soluções que otimizem a implementação de tecnologias que atendam a desafios do setor, trocando conhecimentos e boas práticas para potencializar um ambiente permanente de desenvolvimento e tendo a conexão  com o ecossistema para estimular e ampliar o surgimento de novas iniciativas. Temos o banco de ideias onde são propostas as ampliações  tornando a comunicação do Crea-SP ainda mais amigável, por meio da disponibilização de diferentes canais para que os profissionais registrados e sociedade possam escolher aqueles que melhor se adequem às suas necessidades. E, para proporcionar aos universitários da área tecnológica uma verdadeira imersão na sua rotina de trabalho, o Conselho lançou o programa “Por dentro do Crea-SP: Estágio-visita”. A iniciativa promove visitas acompanhadas nas unidades do Conselho na capital e região metropolitana, com o objetivo de mostrar o funcionamento e a importância da instituição, os procedimentos para a regulamentação, as atribuições das profissões, o controle ético e a fiscalização do exercício profissional.

 

Cerca de 40 alunos dos cursos de Engenharia, Agronomia e Geociências foram selecionados e tiveram atividades presenciais durante quatro dias nas unidades do Conselho, além de palestras com orientações técnicas como a importância da atuação das entidades de classe e as finalidades da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) e da Certidão de Acervo Técnico (CAT), os universitários puderam vivenciar uma operação de fiscalização para verificar a presença de profissionais registrados no Conselho em atividades da área tecnológica. 

Por meio disso o CREA-SP promove o aprimoramento técnico profissional e o progresso por meio da produção de estudos, pesquisas e conhecimentos tecnocientíficos construídos e compartilhados dentro das associações, com a participação efetiva do Crea-SP. As associações, por sua vez, têm a possibilidade de atuar ainda mais próximas aos profissionais por estarem inseridas no contexto local em que eles atuam, assim gerando a troca de experiência e desenvolvimento do relacionamento interpessoal. 

Diante disso, A Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Osasco (AEAO) te convida para fazer parte das atividades, São infinitas as ações que as Entidades realizam para aproximar os profissionais do Sistema! Faça parte você também!