Agenda Cursos Gerais Newsletter Notícias Notícias da AEAO Slide

AEAO e CONFEA promovem Seminário: Patologia Das Construções com série de 3 palestras gratuitas

Compartilhe:

A Associação dos Engenheiros e Arquitetos – AEAO promoverá em setembro o Seminário: PATOLOGIA DAS CONSTRUÇÕES, uma série de 3 palestras imperdíveis voltadas aos profissionais de tecnologia! Com patrocínio do CONFEA – Conselho Federal de Engenharia e Agronomia, as palestras serão oferecidas gratuitamente e on-line!

Confira os dias e as palestras que serão oferecidas durante o seminário:

28/09/2021 – 18:30h – Palestra Institucional do CONFEA
19:00h – Palestra: Patologia de Fachadas e Revestimentos – Palestrante: Eng. Civil MSc. Renato Sahade

29/09/2021 – 19:00h – Palestra: Patologias das Impermeabilizações – Palestrante: Eng. Civil José Eduardo Granato

30/09/2021 – 19:00h – Palestra: Casos Especiais de Recuperação e Reforço de Estruturas – Palestrante Eng. Civil MSc. Tiago Garcia Carmona
22:00h – Encerramento.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3682-5162, pelo WhatsApp 98676-6457 ou pelo e-mail [email protected].

Conheça o conteúdo das palestras

PALESTRA RENATO SAHADE

Durante os últimos 40 anos, temos visto um “boom” do mercado imobiliário impulsionado pela economia mundial, local e pelo déficit imobiliário no Brasil, bem como pela facilidade de se obter novas tecnologias, técnicas e materiais mais sofisticados. As edificações têm passado por mudanças disruptivas em sua forma de projetar e construir, criando estruturas mais leves, com vãos maiores, mais altas e esbeltas. Os materiais de construção absorvem com grande velocidade as mais novas tecnologias como os polímeros, as lastras (grandes formatos cerâmicos) e os sistemas ditos “inovadores”.

Paralelamente, os engenheiros e a indústria da construção têm se debruçado na elaboração de normas para se prevenirem das famigeradas patologias. As “velhas” e “bem” conhecidas tecnologias dos revestimentos nunca, em tão pouco tempo, absorveram novos materiais e técnicas, sem se preocuparem com o seu desempenho ou com a transferência desta tecnologia para o fim da cadeia produtiva, ou seja, a mão de obra e a manutenção.

Esquecemos ou desaprendemos como construir e os materiais ficaram mais sensíveis às nossas tradicionais técnicas de execução!

O objetivo desta palestra é trazer um olhar crítico sobre nossos sistemas construtivos atuais, romper a barreira do “achismo” e da superficialidade e penetrar na microestrutura do que vem ocorrendo no mercado nos sistemas de revestimento de fachadas, problemas que têm estado na “moda” nos dias de hoje como, por exemplo, as famigeradas fissuras e trincas, os descolamentos dos revestimentos, as infiltrações, as deformações excessivas das estruturas etc., e desenvolver o senso crítico ao participante com relação à prevenção para que enfim, possa-se evitar a FUTURA PATOLOGIA.

O futuro não nos trouxe apenas técnicas inovadoras e materiais nano tecnológicos, mas, também, novos e grandes desafios.

PALESTRA JOSÉ EDUARDO GRANATTO

Conteúdo:

a)            Patologias relacionadas a falhas de impermeabilização;
b)           VUP-Vida Útil de Impermeabilização segundo a norma ABNT NBR 15575;
c)            Diagnóstico e soluções recomendadas.

PALESTRA TIAGO GARCIA CARMONA

O seminário tratará de temas relacionados à Patologia de estruturas de concreto, incluindo:
• Conceituação geral e motivação;
• Mecanismos de degradação;
• Sintomatologia;
• Técnicas de inspeção e diagnóstico;
• Técnicas de Reparo de Estruturas de Concreto;
• Técnicas de Reforço de Estruturas de Concreto;
• Estudos de Caso

 

 

Para inscrever-se, basta acessar o link abaixo:

Conheça mais sobre os palestrantes

RENATO SAHADE
Eng.º Civil formado pela UNIP (1993). Especialista em materiais de construção pela EPUSP (1996). Mestre em Tecnologia de Construção de Edifícios pelo IPT (2005). Consultor há 28 anos em Patologia de Concreto e Revestimentos. Professor de pós-graduação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (SP). Membro do Comitê de Avaliadores da Revista Ambiente Construído da ANTAC (Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído). Membro associado do Departamento Técnico de Engenharia Diagnóstica do Instituto de Engenharia de São Paulo (IE-SP).

JOSÉ EDUARDO GRANATO
Atua há 45 anos como especialista na área e é autor de apostila de 247 páginas de Patologia das Construções; Co-Autor de apostila de 204 páginas sobre a especialidade de impermeabilização; Professor do Curso Técnico de Impermeabilização na AEA – Academia de Engenharia e Arquitetura; Professor do Curso de Patologia das Construções – AEA- Academia de Engenharia e Arquitetura; Professor de pós-graduação em Engenharia Diagnóstica no INBEC na matéria de Efeitos de Umidade nas Edificações; Professor de diversos cursos de patologia das construções e impermeabilização ministrados na ABCP, CREA’s, Ibracon, IAB e diversas associações de engenharia e arquitetura; Mais de 500 cursos e palestras de impermeabilização, tratamento de concreto, isolação térmica e patologias das construções, em diversas entidades de engenharia.

TIAGO GARCIA CARMONA
Graduado pela FAAP (1998), Tiago Carmona é mestre em Engenharia pelo Departamento de Estruturas da UNICAMP e professor de cursos de pós-graduação. Possui diversos trabalhos científicos publicados em periódicos e Congressos Nacionais e Internacionais. Tem experiência de mais de 25 anos da área de Projeto, Patologia e Reforço de Estruturas.