Agenda CREA Cursos Gerais Notícias Notícias da AEAO Slide

Inscreva-se para o curso – Engenharia de Avaliações de Imóveis Urbanos: Ênfase no Tratamento por Fatores

Compartilhe:

Nos dias 3, 4, 7, 9 e 10 de novembro, das 18h30 às 22h30, a Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Osasco – AEAO realiza, em sua sede, o curso Engenharia de Avaliações de Imóveis Urbanos: Ênfase no Tratamento por Fatores.

A atividade conta com carga horária de 20h e certificado de realização.

A inscrição é gratuita e o investimento é UMA CESTA BÁSICA.

 

Professores:

Arquiteta Ana Maria de Biazzi Dias de Oliveira e Engenheiro Civil Gustavo Bortoleto Martins

Ana Maria de Biazzi Dias de Oliveira é arquiteta e urbanista formada pela PUC Campinas, Mestra em Engenharia Civil e Urbana pela POLI USP, certificada AAA em Engenharia de Avaliações pelo IBAPE NACIONAL. Presidente do IBAPE/SP- Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia de São Paulo, gestão 2009-2011. Integrante da Comissão de Estudos da ABNT no processo de revisão das Normas de Avaliações de Bens. Professora convidada em cursos de extensão universitária na disciplina “Inferência Estatística Aplicada Engenharia de Avaliações de Imóveis” em cursos de Pós-Graduação Lato Sensu em Perícias de Engenharia e Avaliações na Universidade Presbiteriana Mackenzie e em cursos proporcionados pelos IBAPE’s estaduais. Sócia fundadora da empresa PLANA ARQUITETURA E URBANISMO. Atua como consultora avaliadora e assistente técnica em processos judiciais de desapropriação, renovatórias e revisionais de aluguel; com vasto currículo em avaliações judiciais e extrajudiciais. Coautora do capítulo “Métodos Científicos e a Engenharia de Avaliações (com ênfase em inferência estatística)” do Livro – Engenharia de Avaliações publicado pelo IBAPE/SP, 1ª e 2ª edições.

Gustavo Bortoleto Martins é engenheiro civil formado pela Fundação Municipal de Engenharia de Piracicaba – FUMEP/EEP, especialista em Avaliações e Perícias de Engenharia pelo Instituto Brasileiro de Educação Continuada – INBEC/UNIP e pós-graduando em Data Science e Analytics pela Universidade de São Paulo – USP/ESALQ. 6 Atua como Perito Judicial nomeado por juízes do Tribunal de Justiça de São Paulo – TJSP e pelo Ministério Público de São Paulo – MPSP, atuando também em trabalhos extrajudiciais. Diretor do IBAPE/SP- Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia de São Paulo, gestão 2022-2023, tendo atuado como Vice Coordenador da Câmara de Avaliações no biênio 2018/2019 e 2020 e como seu Coordenador no ano de 2021.

Conteúdo programático básico

a) Introdução à Engenharia de Avaliações
• Aspectos relevantes das Normas de Avaliação de Bens ABNT NBR 14653- Partes 1 e 2 e Norma para Avaliação de Imóveis Urbanos do IBAPE/SP – 2011
• Mercado Imobiliário e sua Segmentação;
• Tipos de Valor.
b) Conceitos
c) Panorama do trabalho de avaliação e suas etapas:
• Atividades preliminares;
• Conhecimento do bem – Documentação, Legislação, Vistoria;
• Pesquisa de preços – Coleta e seleção de elementos,
• Tratamento dos dados de mercado, Fatores de homogeneização, Validação do tratamento, Saneamento.
d) Metodologias aplicáveis na Avaliação de Imóveis Urbanos segundo a Norma para Avaliação de Imóveis Urbanos do IBAPE/SP – 2011 e ABNT 14.653 – Avaliação de Bens, partes 1 e 2:
• Método Comparativo Direto de Dados de Mercado -Tratamento por Fatores: Avaliação de terrenos pela técnica de Tratamento por fatores – Homogeneização dos dados, com fatores aplicáveis na região metropolitana de São Paulo (conforme Norma para Avaliação de Imóveis Urbanos do IBAPE/SP – 2011)
• Método Comparativo Direto de Dados de Mercado -Tratamento por Fatores: Avaliação de terrenos pela técnica de Tratamento por fatores – Homogeneização dos dados, com dedução e validação de Fatores.
• Método da Quantificação de Custo;
• Aplicação do Método Evolutivo na avaliação de terrenos com benfeitorias urbanas, com foco no Estudo de Valores de Edificações de Imóveis Urbanos do IBAPE/SP (VEIU, 2019).
e) Laudo de Avaliação
• Enquadramento de Laudos de Avaliação nos Graus de Fundamentação e de Precisão, em conformidade com as exigências da ABNT NBR 14653- 2 e IBAPE/SP;
• Exemplo de laudo.

 

A sede da AEAO fica localizada à Rua Alexandre Baptistone, nº555, KM 18.

Para outras informações o WhatsApp é (11) 98676-6457.

 

INSCREVA-SE JÁ