Agenda Cursos Newsletter Notícias Notícias da AEAO Slide

INSCRIÇÕES ABERTAS| Curso: Quais as normas da ABNT que os condomínios devem atender? Aplicação prática na manutenção predial

Compartilhe:

Os condomínios são espaços compartilhados por diversas famílias e, por isso, precisam seguir normas para garantir a segurança e o bem-estar de todos os moradores. Uma das maneiras de atender essas normas é por meio das diretrizes da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que estabelecem padrões para diversos aspectos da construção civil.

 

Para ajudar engenheiros e arquitetos a entenderem quais as normas da ABNT que os condomínios devem atender, e com o objetivo de preparar os profissionais para atuarem na área das perícias que envolvem manutenção das edificações, a Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Osasco (AEAO) promoverá um curso com carga horária de 10 horas, ministrado pelas profissionais renomadas na área, as engenheiras civis Lucy Inês Olivan e Lia Marina Knapp.

A partir do universo das normas da ABNT (cerca de 150 normas), este curso visa apresentar quais as que são aplicáveis à gestão da manutenção e de reformas das edificações habitacionais, em particular nos condomínios edílicos. Serão abordadas as normas ABNT NBR 15575 – Desempenho das Edificações; ABNT NBR 5674 – Gestão da Manutenção; ABNT NBR 14037 – Manual de Uso, Operação e Manutenção e ABNT NBR 16280 – Reforma em Edificações, nos tópicos que interferem diretamente na rotina dos condomínios, visando desmistificar de maneira didática e com aplicação prática as regras impostas pelas normas da ABNT.

 

O curso será realizado na sede da AEAO em três datas: 25/04/2023, das 18:00h às 22:00h; 26/04/2023 e 27/04/2023, das 19:00h às 22:00h. Durante as aulas, os participantes terão a oportunidade de aprender na prática como aplicar as normas da ABNT na manutenção predial, visando à segurança dos usuários e à preservação do patrimônio.

 

Para participar do curso, basta realizar um investimento de 1 pacote de fralda geriátrica. Além disso, a realização do curso conta com a parceria do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo (CREA-SP), que apoia a iniciativa da AEAO em capacitar profissionais da área.

 

Não perca essa oportunidade de atualizar seus conhecimentos e garantir a segurança e o bem-estar dos moradores de condomínios. Inscreva-se já no curso Normas da ABNT que os condomínios devem atender: aplicação prática na manutenção predial!

 

Conteúdo programático

Parâmetros gerais:

  1. a) Formato: Presencial, na sede da associação,
  2. b) Carga horária: 10 horas.
  3. c) Período: Dias 25, 26 e 27 de abril de 2023. d) Horários: Dia 25 das 18h00 às 22h00 e dias 26 e 27 de abril das 19h00 às 22h00.
  4. e) Público alvo: Engenheiros civis e arquitetos, registrados nos respectivos conselhos profissionais.
  5. f) Número máximo de inscritos para o curso: 50.
  6. g) Material a ser disponibilizado aos alunos: Apostila em arquivo eletrônico.
  7. h) Certificado: Disponibilizado aos alunos com frequência mínima de 80% da carga horária total, por meio da plataforma IBAPE/SP CONECTA.

Quem são as professoras?

 

LUCY INÊS OLIVAN: Engenheira Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1975). Mestre em Construção Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1982). Fez diversos cursos de extensão e atualização em sua área de formação, tendo escrito cerca de 40 trabalhos técnicos em revistas e apresentados em Congressos. Patenteou um novo material de construção: Placas de material misto composto por mármore e granito e outro material denominado suporte e processo de obtenção deste produto concedida em abril de 2005, pelo Brasil (INPI) e em 2007, pelo PCT para os países Portugal, França, Itália, Alemanha e Espanha. Atualmente é diretora da Techconsult Engenharia e professora titular da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) nas faculdades de Engenharia e cursos de pós-graduação em Construções Sustentáveis. Finalizou o curso de pós-graduação “Avaliação e Perícias em Engenharia” em 2015 5 e é membro titular do Instituto Brasileiro de Avaliação e Perícias – IBAPE/SP.

 

LIA MARINA KNAPP: Engenheira Civil pela Escola de Engenharia da Universidade Mackenzie (1979), com MBA em Gestão Econômica e Estratégica de Projetos pela FGV (disciplinas 2013) e Pós-graduação em Avaliações e Perícias em Engenharia IBAPE/FAAP (2015). Tem 40 anos de experiência profissional ao longo dos quais atuou nas áreas de elaboração de Projetos, Inspeções e Diagnóstico de Estruturas, Planejamento e Gerenciamento de Projetos. Fez diversos cursos de extensão e atualização em sua área de formação e publicou trabalhos técnicos em congressos e seminários. É sócia da ABMS – Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e do IBRACON – Instituto Brasileiro do Concreto. Como membro do IBAPE/SP – Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de São Paulo, atua na área de avaliações de imóveis e perícias de engenharia.

 

INSCREVA-SE AQUI