Agenda Cursos Newsletter Notícias Notícias da AEAO Slide

NOVA DATA: Palestra Sistemas de Proteção contra Descargas Atmosféricas

Compartilhe:

A Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Osasco – AEAO já tem nova data para a palestra sobre o tema: Sistemas de Proteção contra Descargas Atmosféricas. A nova data ficou para o dia 9 de março, às 19 horas.

 

Na palestra serão abordados os seguintes assuntos:

 

  • Introdução
  • Fenômeno de descarga atmosférica e suas características
  • Princípios do sistema de proteção contra descargas atmosféricas
  • Comparativo entre sistemas tradicionais (Para-raios Franklin, Gaiola de Faraday, Eletrogeometrico) e sistema moderno (Para-Raios com Dispositivo de Ionização)
  • Normas
  • Comprovações cientificas
  • Aplicações no Brasil e no mundo
  • Conclusões

 

A entrada é gratuita e a atividade será apresentada pelo Aureovaldo Barros Jr – Eng. Eletricista, e a palestra será ministrada pelos membros da revisão da Norma Técnica da ABNT NBR 5419:2015: Sergio Roberto Silva dos Santos – Engenheiro Eletricista e Eng. Normando Virgílio Borges Alves – Especialista em cursos de SPDA.

 

MAIS SOBRE OS PALESTRANTES

 

Sergio Roberto Silva dos Santos – Engenheiro Eletricista

Engenheiro Eletricista da Lambda Consultoria e da MPS Energia, instrutor do curso sobre proteção contra descargas atmosféricas da Termotécnica Para-raios.

Formado em engenharia elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com especialização em economia e negócios (MBA) pela Universidade Federal de São Carlos, atualmente mestrando em tecnologia da energia na Universidade de São Paulo.

Membro da Comissão de Estudo Proteção contra Descargas Atmosféricas (CE-003:064.010) do Comitê Brasileiro de Eletricidade (ABNT/CB-003) que elaborou e revisa a norma técnica ABNT NBR 5419:2015 Proteção contra descargas atmosféricas.

Titular da coluna sobre aterramento e proteção contra descargas atmosféricas  da revista Eletricidade Moderna e coautor do livro Lightning Science, Engineering, and Economic Implications for Developing Coutries.

 

Eng. Normando Virgílio Borges Alves – Especialista em cursos de SPDA

 

Eletrotécnico, Engenheiro Civil pela Faculdade  Kennedy, pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho pela FUMEC/MG com especialização em estruturas de concreto armado pela UFMG.

Especialista renomado em cursos de SPDA em todo território nacional desde 1990, formando em torno de 600 engenheiros eletricistas por ano na área de proteção contra Descargas Atmosféricas .

Membro atuante na revisão da norma da ABNT NBR5419 desde 1990.

Participou da elaboração da norma da ABNT NBR 16.785 , sobre sistemas de avisos de Tempestades.

Centenas de artigos publicados nas revistas especializadas e em congressos Internacionais.

Atualmente é Diretor de Engenharia de Aplicação e P&D da Termotécnica Indústria e Comércio Ltda, empresa referência nacional no ramo de para-raios e vencedora de todas as edições do Prêmio Qualidade concedido pela Revista Eletricidade Moderna

Experiência de 40 anos em SPDA e aterramentos , na área de projetos, instalação,  fiscalização e certificação de obras.

 

 

 

A Sede da AEAO fica localizada na Rua Alexandre Baptistone, 555, KM 18.

Para mais informações entre em contato pelo telefone (11) 3682-5162, Whatsapp (11) 98676-6457 ou e-mail [email protected].

 

INSCREVA-SE AQUI