Busca

Anúncios

ART 38

Notícias

Dia do Arquiteto e Urbanista - 15 de dezembro

19-01-2018 - Fonte: AEAO

Dia do Arquiteto e Urbanista entra no calendário oficial de datas comemorativas

O CAU/SP preparou um vídeo institucional para as comemorações do Dia do Arquiteto e Urbanista em 2017, que pode ser conferido no canal do Conselho no portal YouTube.

Dia do nascimento de Oscar Niemeyer (1907-2012), o 15 de dezembro entrou para o calendário oficial de datas comemorativas como o Dia Nacional do Arquiteto e Urbanista, com a publicação da lei federal 13.627/18, no Diário Oficial desta quarta-feira.

Para o CAU, o dia tem um significado especial: foi em uma quinta-feira, 15 de dezembro de 2011, que o Conselho ganhou vida – a partir do ato de fundação, não por coincidência no aniversário do maior arquiteto brasileiro.

“A instituição do Dia Nacional do Arquiteto e Urbanista explicita para a sociedade brasileira a importância fundamental de nossa profissão na construção do habitat humano; no planejamento e desenvolvimento das cidades brasileiras, tornando-as inclusivas e sustentáveis; e na organização do território nacional”, afirma o presidente do CAU/BR, Luciano Guimarães.

“Nossa profissão é reconhecida oficialmente desde a década de 30, mas a instituição desta data é uma conquista para todos os arquitetos e urbanistas, ao estabelecer um dia para o reconhecimento da relevância de nossa atividade”, diz o presidente do CAU/SP, José Roberto Geraldine Junior.

O projeto de lei para a criação do Dia Nacional do Arquiteto e Urbanista foi iniciativa do então deputado federal Luiz Carlos Busato – profissional da área — que apresentou o PL em 2014.

Desde 2011, o CAU também aproveita esta data para campanhas nacionais de valorização do profissional, com a publicação de anúncios em TV (aberta e por assinatura), rádio, Internet, jornais, revistas, ônibus, metrô e VLT.

No ano passado, o tema da campanha foi “Cinco Razões para Contratar um Arquiteto: Planejamento, Segurança, Economia, Conforto e Valorização”. (Confira o vídeo de 2017 aqui).

O CAU/SP também produziu um vídeo comemorativo, que pode ser assistido aqui


Leia a íntegra da lei publicada no dia 17/01/18 no Diário Oficial:

Lei nº 13.627, de 16 de janeiro de 2018

Institui a data de 15 de dezembro como o Dia Nacional do Arquiteto e Urbanista.

O P R E S I D E N T E D A R E P Ú B L I C A

Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1º Fica instituída a data de 15 de dezembro como o Dia Nacional do Arquiteto e Urbanista.
Parágrafo único. A data escolhida é uma homenagem ao Arquiteto Oscar Niemeyer, por ser o dia do seu nascimento e também pela fundação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo – CAU.

Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Brasília, 16 de janeiro de 2018; 197º da Independência e 130º da República.

MICHEL TEMER
Gilson Libório de Oliveira Mendes
Gustavo do Vale Rocha

 

Publicado em 18/01/2018
Com informações do CAU/BR

< Voltar