Notícias Notícias da AEAO

AEAO marca presença no lançamento da Cartilha do Plano Diretor de Osasco

Compartilhe:

Na sexta-feira, 16/3, a Associação dos Engenheiros e Arquitetos (AEAO), representada pelo presidente Leandro Fogaça; Daniel Calió Sanches, primeiro secretário; e Felipe Xavier Andrade, suplente do Conselho Consultivo da Associação, participou do lançamento da Cartilha do Plano Diretor de Osasco.

A publicação, que foi elaborada pelas Secretarias Municipais de Habitação e Desenvolvimento Urbano; Planejamento e Gestão; e Política Urbana e Habitacional, visa esclarecer à população sobre a importância e o alcance desse instrumento legal que definirá os parâmetros e diretrizes para o desenvolvimento sustentável da cidade durante os próximos 10 anos.

A Lei (Estatuto da Cidade – Lei Federal N° 10257/2001), que estabelece a obrigatoriedade do Plano Diretor para cidades com mais de 20 mil habitantes, exige que ele seja constituído a partir da identificação dos principais problemas relacionados à habitação, transporte, meio ambiente, impactos causados pelo crescimento urbano, contando com a participação de todos que moram, trabalham e investem na cidade.

Osasco teve seu último Plano Diretor desenvolvido em 2004, válido até 2014. No entanto, apenas em 2017, a Prefeitura iniciou uma série de estudos para entender o cenário atual da cidade e trabalhar na elaboração de um Novo Plano Diretor Estratégico. “Osasco cresce a passos largos e sua proximidade com a capital lhe confere atrativos para novos empreendimentos. Todavia, se por um lado gera empregos e arrecadação, por outro, se não planejado esse crescimento pode comprometer a qualidade de vida dos osasquenses”, explica Leandro Fogaça, presidente da AEAO.

Além da geração de emprego, a promoção da participação popular e do desenvolvimento urbano em equilíbrio com o meio ambiente também são algumas das atribuições deste instrumento. “Ciente de que os mecanismos inseridos no novo Plano Diretor irão repercutir na vida profissional e pessoal de seus associados, a AEAO tem buscado participar ativamente das discussões, trabalhando para que seus representados possam conhecer e levar proposições que visem alcançar o equilíbrio entre o desenvolvimento e o bem-estar social”, finaliza Daniel Calió.

Dentro dos próximos dias, a AEAO se reunirá com a Prefeitura de Osasco dando início às conversas para participar ativamente do Plano Diretor, colaborando com o desenvolvimento da região.

Aos profissionais que desejarem conhecer o texto da cartilha da Prefeitura, o material está disponível no link: https://issuu.com/osasco/docs/cartilha_plano_diretor_2018

Mais informações sobre o Plano Diretor estão disponíveis em: http://pdosasco.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *